Variáveis


Uma variável pode ser considerada como um espaço de memória reservada para armazenar determinado tipo de dado. Normalmente para o entendimento de variáveis é utilizada a seguinte analogia: Considere que a memória do computador é uma prateleira, é nela cada espaço é identificado com um nome, onde cada espaço pode guardar apenas um único tipo de item.
Na prática não conseguimos ver as variáveis alocadas na memória RAM, mas sabemos de sua existência e dos dados que nela estão armazenados. O conteúdo de uma variável não é fixo, ou seja, pode ser alterado a todo momento.
Nos algoritmos em português estruturado, existem apenas três tipos de variáveis, sendo respectivamente:
·         Inteiro: representa números inteiros, por exemplo: 20, -1, 10, -5.
·         Real: representa números reais, ou seja, números que possuem casas decimais, por exemplo: 30.25, -10.67, etc.
·         Literal ou Caractere: representa uma cadeia de caracteres, normalmente textos, porém pode-se representar números, como por exemplo: número de documentos. As cadeias de caracteres devem sempre ser representadas entre aspas, por exemplo: “Hoje é quarta-feira”, “2016”, etc.
Após está fundamentação teórica sobre variáveis, vamos ver como se declara e atribui valores em variáveis através do VisuAlg.
Primeiramente crie um algoritmo um novo algoritmo é o nomeie com um nome qualquer, no exemplo o algoritmo se chamará     “variáveis”, além disso recomenda-se que seja deletado os comentários automáticos gerados pelo VisuAlg.
No VisuAlg as variáveis devem ser declaradas dentro da área de variáveis, seguindo a seguinte sintaxe: NomeDaVariável: TipoDeVariável. Como exemplo, vamos declarar duas variáveis, sendo uma do tipo inteiro e outra do tipo real.
Numero1: Inteiro
Numero2: Real

 Além da declaração das variáveis podemos atribuir valores para eles, os valores podem ser definidos de duas formas distintas, sendo elas:
1ª Forma: Inicializando a variável com um valor específico, para isso é utilizado a seguinte sintaxe:
Numero1 <- 10

2ª Forma: Realizando a leitura através do teclado, para isso é utilizada a seguinte sintaxe:
Escreva(“Informe um numero: ”)
Leia(Numero2)

O comando que realiza a leitura da variável é o Leia(NomeDaVariavel), porém melhor entendimento dos usuário é interessante adicionar o comando Escreva(“Mensagem”) para orientar o tipo de dado que deve ser informado.
Ao executar o algoritmo, observe que ele irá solicitar um número o qual o usuário deverá informa-lo, no exemplo, foi informado o número 100.
Esses valores informados ficam armazenados nas variáveis durante a execução do algoritmo ou até que sejam substituídos. O VisuAlg em sua janela, possuí uma área denominada Áreas das variáveis de memória (Globais e Locais), nesta área de janela é exibido todas as variáveis existente é os valores atribuídos nelas até o momento.
E para finalizar esse conteúdo introdutório sobre variáveis, vamos escrever os conteúdos delas na tela utilizando o comando escreva.
EscrevaL("O conteúdo da variável Numero1 é: ", Numero1)
EscrevaL("O conteúdo da variável Numero2 é: ", Numero2)

Ao executá-lo novamente somos solicitados a entrar com um novo valor para leitura através do teclado e logo em seguida os valores das variáveis são exibidos na tela.
O algoritmo completo criado para este exemplo encontra-se no quadro abaixo:
Algoritmo "Variaveis"
Var
   Numero1: Inteiro
   Numero2: Real
Inicio
   Numero1 <- 10
   Escreva("Informe um numero: ")
   Leia(Numero2)
   EscrevaL("O conteúdo da variável Numero1 é: ", Numero1)
   EscrevaL("O conteúdo da variável Numero2 é: ", Numero2)
FimAlgoritmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução e Download do VisuAlg 3

Blender em Português

Algoritmo #01: Calcula Média