Variáveis
Uma variável pode ser considerada como
um espaço de memória reservada para armazenar determinado tipo de dado.
Normalmente para o entendimento de variáveis é utilizada a seguinte analogia:
Considere que a memória do computador é uma prateleira, é nela cada espaço é
identificado com um nome, onde cada espaço pode guardar apenas um único tipo de
item.
Na prática não conseguimos ver as
variáveis alocadas na memória RAM, mas sabemos de sua existência e dos dados
que nela estão armazenados. O conteúdo de uma variável não é fixo, ou seja,
pode ser alterado a todo momento.
Nos algoritmos em português
estruturado, existem apenas três tipos de variáveis, sendo respectivamente:
·
Inteiro: representa
números inteiros, por exemplo: 20, -1, 10, -5.
·
Real: representa
números reais, ou seja, números que possuem casas decimais, por exemplo: 30.25,
-10.67, etc.
·
Literal ou
Caractere:
representa uma cadeia de caracteres, normalmente textos, porém pode-se
representar números, como por exemplo: número de documentos. As cadeias de
caracteres devem sempre ser representadas entre aspas, por exemplo: “Hoje é
quarta-feira”, “2016”, etc.
Após está fundamentação teórica sobre
variáveis, vamos ver como se declara e atribui valores em variáveis através do
VisuAlg.
Primeiramente crie um algoritmo um novo
algoritmo é o nomeie com um nome qualquer, no exemplo o algoritmo se chamará “variáveis”,
além disso recomenda-se que seja deletado os comentários automáticos gerados
pelo VisuAlg.
No VisuAlg as variáveis devem ser
declaradas dentro da área de variáveis, seguindo a seguinte sintaxe: NomeDaVariável: TipoDeVariável. Como
exemplo, vamos declarar duas variáveis, sendo uma do tipo inteiro e outra do
tipo real.
Numero1:
Inteiro
Numero2:
Real
1ª
Forma:
Inicializando a variável com um valor específico, para isso é utilizado a
seguinte sintaxe:
Numero1
<- 10
2ª
Forma:
Realizando a leitura através do teclado, para isso é utilizada a seguinte
sintaxe:
Escreva(“Informe um
numero: ”)
Leia(Numero2)
O
comando que realiza a leitura da variável é o Leia(NomeDaVariavel), porém melhor entendimento dos usuário é
interessante adicionar o comando Escreva(“Mensagem”)
para orientar o tipo de dado que deve ser informado.
Ao
executar o algoritmo, observe que ele irá solicitar um número o qual o usuário
deverá informa-lo, no exemplo, foi informado o número 100.
Esses valores informados ficam
armazenados nas variáveis durante a execução do algoritmo ou até que sejam
substituídos. O VisuAlg em sua janela, possuí uma área denominada Áreas das variáveis de memória (Globais e
Locais), nesta área de janela é exibido todas as variáveis existente é os
valores atribuídos nelas até o momento.
E
para finalizar esse conteúdo introdutório sobre variáveis, vamos escrever os
conteúdos delas na tela utilizando o comando escreva.
EscrevaL("O
conteúdo da variável Numero1 é: ", Numero1)
EscrevaL("O
conteúdo da variável Numero2 é: ", Numero2)
Ao executá-lo
novamente somos solicitados a entrar com um novo valor para leitura através do
teclado e logo em seguida os valores das variáveis são exibidos na tela.
O algoritmo completo criado para este
exemplo encontra-se no quadro abaixo:
Algoritmo "Variaveis"
Var
Numero1: Inteiro
Numero2: Real
Inicio
Numero1 <- 10
Escreva("Informe um numero: ")
Leia(Numero2)
EscrevaL("O conteúdo da variável Numero1 é: ",
Numero1)
EscrevaL("O conteúdo da variável Numero2 é: ",
Numero2)
FimAlgoritmo
Comentários
Postar um comentário