Representação dos Algoritmos


Existem 3 formas para representação de algoritmos, são elas: Linguagem Natural, Fluxograma e Pseudo Linguagem.
Hoje ainda não foi definido entre os especialistas qual é a melhor forma para representar um algoritmo, porém a maneira mais utilizada para representar é através da pseudo linguagem ou pseudocódigo. Através dessa forma de representação, conseguimos representar os algoritmos de forma mais próxima de uma linguagem de programação.
Para melhor entendimento das formas de representação de algoritmos, considere o seguinte exemplo: criar um algoritmo para trocar uma lâmpada queimada.
1ª Forma: Linguagem Natural
A grande maioria dos problemas de lógica encontrados no dia a dia foram escritos em linguagem natural, ou seja, escritos em português, como uma sequência de instruções a serem seguidas.
Podemos considerar como exemplo de algoritmo em linguagem natural a receita de um bolo, impressa em uma embalagem de massa pronta, o qual o cozinheiro seguirá para chegar ao resultado proposto, que neste caso, será o bolo.
Para o exemplo citado acima, podemos criar uma sequência simples de passos para realizar a troca da lâmpada, como mostra, o exemplo abaixo:
·         Pegar uma escada;
·         Posicionar a escada debaixo da lâmpada;
·         Pegar uma lâmpada nova;
·         Subir na escada;
·         Retirar a lâmpada queimada;
·         Colocar a nova lâmpada.

Analisando o algoritmo acima, observamos que ele atinge o objetivo proposto: trocar uma lâmpada. Porém não foram analisadas outras hipóteses, tais como: e se a lâmpada não estivesse queimada. O algoritmo criado não previu essa possibilidade e como consequência a lâmpada seria trocada da mesma forma, para resolver isso poderíamos adicionar um teste condicional. Porém tal teste ficará para uma próxima postagem, já que o intuito desta postagem é demonstrar as formas existentes de representação de um algoritmo.
2ª Forma: Fluxograma
Esta forma utiliza de figuras geométricas para descrever as ações a serem executadas no algoritmo. As figuras utilizadas em fluxograma, já foram padronizadas e as mais utilizadas são exibidas na imagem abaixo:

Essas formas são utilizadas de acordo com a ação que será executada pelo algoritmo, como é indicado na imagem acima.
O nosso algoritmo para se trocar uma lâmpada queimada, em sua versão mais simples, pode ser representado da seguinte forma, como mostra a imagem abaixo:

3ª Forma: Pseudo Linguagem
Esta é a forma mais utilizada atualmente, nesta maneira aplicamos uma linguagem que está mais próxima possível de uma linguagem programação de alto nível. Nesta forma, não representaremos o algoritmo para troca de uma lâmpada queimada. Já que nas próximas postagens, continuaremos trabalhando com algoritmos utilizando esta forma para representá-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução e Download do VisuAlg 3

Blender em Português

Algoritmo #01: Calcula Média